A morte do Analista de Requisitos

A morte do Analista de Requisitos
O que aprendemos ontem não é suficiente para resolver os desafios de hoje.

E o que o falar do amanhã? Assim como diversas profissões, o Analista de Requisitos conservador está condenado à morte e à obsolescência profissional. A notícia já começou a circular: quem (ou o que) matou o Analista de Requisitos? Quais são as expectativas mais atuais em relação ao seu desempenho?

 

O choque da notícia deve levar a todos nós a tomarmos providências. É preciso, inicialmente, identificar os erros até aqui para que não se repitam. A análise cuidadosa e isenta deve ser o primeiro passo da nossa reação.

 

Aqui no Blog já discutimos que o ritmo acelerado das mudanças na sociedade tem exigido uma postura inovadora. Mais do que simplesmente evoluir, a demanda hoje é por revolucionar. É preciso romper completamente não só com os processos tradicionais como com o próprio modelo dos nossos negócios. Não se trata, por exemplo de oferecer um sistema mais ágil e completo para motoristas de táxi. Estamos diante da expansão vertiginosa e irreversível dos serviços de transporte privado individual. É impossível ficar parado.

Quem está correndo está parado. E quem está parado é atropelado!

O conhecimento desse cenário deve ser aprofundado e discutido entre os profissionais de tecnologia da informação. Nesse sentido, a nossa REde Requisitos está organizando um Workshop presencial em Brasília, no dia 23 de março de 2018, um curso intensivo sobre os desafios atuais oferecidos à Engenharia de Requisitos e sobre o as técnicas mais modernas disponíveis para enfrentá-los. O workshop possui 3 (três) horas de duração com a discussão de ferramentas inovadoras. É destinado a aprimorar os desenvolvimento de software, constituindo-se em uma atualização profissional indispensável para profissionais e estudantes de Tecnologia da Informação.

As inscrições estão abertas no mês de janeiro com exclusividade para os integrantes da REde Requisitos. Para fazer parte dessa comunidade, basta fazer um pequeno cadastro gratuito no Blog. No dia 01º de fevereiro serão abertas as vendas do primeiro lote de ingressos, também com preços diferenciados.

A programação do Workshop já está disponível e incluirá:
Abertura
– Justificativa / Relevância
– Programação
O Analista de Requisitos está morto
– Como foi até aqui (revisão histórica da Enga. Requisitos)
– Demandas atuais da Engenharia de Requisitos (ER)
O Analista de Requisitos está morto?
– Soluções inovadoras (projeções para a ER)
– UX (User eXperience) aplicado à ER
O Analista de Requisitos não está morto
– Design Thinking aplicado à ER
– Google Design Sprint aplicado à ER
Encerramento
– Conclusão
– Perguntas

A nossa cidade está carente de eventos com essas características e a expectativa é que os ingressos irão se esgotar rapidamente. O workshop será, portanto, a porta de entrada para uma série de atividades qualificadas, direcionadas para os que dependem da Engenharia de Requisitos para garantir o sucesso de seus projetos.

Te espero lá!