Muitos profissionais confundem não só os conceitos mas a aplicabilidade da Engenharia de Software e da Engenharia de Requisitos.
A Engenharia de Software é a aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificável na definição, desenvolvimento e manutenção de software.
Objetiva a construção de software com qualidade e que atenda aos requisitos do processo de negócio do cliente.
Qual a Diferença?
É exatamente na busca da qualidade que são aplicados os conceitos, métodos e ferramentas da Engenharia de Requisitos de Software.
Ela descreve as atividades relacionadas à produção (elicitação, análise, registro, validação e verificação) e gerência (administração dos requisitos, controle de mudanças, rastreabilidade, gerência de qualidade dos requisitos) de requisitos.
Portanto, a Engenharia de Requisitos apoia a Engenharia de Software em todo o ciclo de vida do software, pois é ela é a responsável por manter o Escopo do Produto de Software que se quer entregar, com a qualidade esperada e de acordo com os requisitos produzidos.
Vem para a REde Requisitos!
Eduardo Jose Ribeiro de Castro, MSc é gerente de equipes de construção de software, Coordenador e professor em curso de Graduação e Pós-graduação em Engenheiro de requisitos de Software, presencial e a distância, Instrutor em cursos de Analise e Gerencia de Requisito. Consultor na área de Engenharia de Software e Requisitos na implantação de métodos de análise e desenvolvimento em softwares orientado ao negócio e autor do método IRON – Integração de Requisitos Orientado ao Negócio. Graduação em Ciências Contábeis, especialização em Análise de Sistemas e Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação. Palestrante nas áreas de produção e gerencia de requisitos, método IRON como fator de sucesso em projetos de software e Construção de Software orientado ao Negócio.
linkedin: https://br.linkedin.com/in/eduardo-castro-4b264b6
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2217593248315675
Email: eduardocastro@metodoiron.com.br