Sim, você está ciente que o CMMI Institute está sob a regência do ISACA desde 2016. (Confesso que eu tenho que ter cuidado com algumas apresentações mais antigas que elaborei ou com informações que acessei na Internet em um passado recente…) Mantem-se, entretanto, a convicção de que o CMMI (Capability Maturity Model Integration) continua sendo uma referência internacional e amplamente aceita para aprimorar os processos de negócio e o desempenho organizacional.
O que sempre gerou alguma discussão foi se o modelo proposto pelo CMMI é compatível ou conciliável com os métodos ágeis. Muitas interpretações foram apresentadas demonstrando uma possível aderência, mas a polêmica foi oficialmente encerrada desde março de 2018. Nessa oportunidade o CMMI Insitute anunciou a versão do CMMI-Dev V2.0 que vem com orientações diretas de como fortalecer a agilidade e o desempenho dos processo no contexto de projetos ágeis e Scrum.
Com a nova versão do modelo está sendo atualizado também o método de avaliação. Não existem ações impostas se a certificação da sua empresa está em vigor ou se a avaliação vai ocorrer até dezembro de 2018. É preciso, entretanto, estar ciente que a partir de janeiro de 2019 iniciarão as avaliações com a versão 2.0. É importante também estar atento que a partir de março de 2020 serão admitidas as avaliações feitas na versão 2.0. A partir dessa data, a versão 1.3 vai se tornar sem validade. Quer dizer que o novo método de avaliação apoia uma adoção mais fácil e natural dos métodos ágeis.
No CMMI 2.0 os Níveis de Maturidade mantém similaridade com os Níveis de Maturidade do CMMI V1.3. O Instituto CMMI destaca, entretanto, que existem diretivas específicas para orientar as organizações que usam métodos ágeis de desenvolvimento, de modo que elas podem robustecer seus processos e aumentar o desempenho nas suas práticas ágeis. Isso é possível uma vez que o CMMI V2.0 foi concebido com uma arquitetura escalonável para facilitar a sua integração e a sua adequação à necessidades específicas das empresas.
Figura: Maturity Levels – CMMI-Dev 2.0
Fonte: https://cmmiinstitute.zendesk.com/hc/en-us/articles/360000175667-How-is-CMMI-V2-0-different-from-V1-3-
Roberto Paldês é pesquisador em Engenharia de Requisitos e professor universitário. Tem graduação e pós-graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Cursou o Mestrado em Educação e o MBA em Gestão Pública. Leciona na Graduação no Cursos de Administração e no Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do UniCEUB. Na mesma instituição é professor e coordenador dos Cursos de Pós-Graduação presenciais: MBA em Gestão Empreendedora em Projetos, MBA em Logística, MBA em Gestão Pública. Endereço Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0464191770045460 . Endereço no Linkedin https://www.linkedin.com/in/roberto-paldês-54a625a4