Todos reconhecem a importância da etapa de identificação dos requisitos para o desenvolvimento de um sistema de software. Porém, percebe-se que os Requisitos não Funcionais, ao contrário dos seus “irmãos”, os Requisitos Funcionais, são recebem o mesmo grau de importância ou atenção pelos Analistas de Requisitos.
E o que são Requisitos não Funcionais?
Relacionados principalmente aos aspectos de qualidade de qualquer sistema, os Requisitos não Funcionais são responsáveis pela garantia de adequação ao uso e satisfação do usuário deste software.
Com a demanda por sistemas complexos e críticos, associados às tecnologias emergentes cada vez mais acessíveis a todos, negligenciar os Requisitos não Funcionais e suas validações, certamente levará ao fracasso deste sistema.
E pode impor, no caso da necessidade de atendimento a alguma norma legal, prejuízos significativos às organizações e seus responsáveis.
Vem para a REde Requisitos!
Fernando Guimarães é coordenador e professor do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Também é professor do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Requisitos do UniCEUB, nas modalidades presencial e a distância. Graduado em Engenharia Elétrica, com especialização Eletrônica, pela UnB – Universidade de Brasília, fez especialização em Análise de Sistemas na UCB – Universidade Católica de Brasília. Possui Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela UCB – Universidade Católica de Brasília. Possui Certificação PMP – Project Management Professional, pelo PMI – Project Management Institute e Certificação CBPP – Certified Business Process Professional, pela ABPMP – The Association of Business Process Management Professionals. Toda a atividade profissional exercida foi em Projetos de Desenvolvimento de Software e em consultoria em Gerenciamento de Processos de Negócios.
Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5724480423308682
Endereço no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/fernando-de-albuquerque-guimarães-msc-pmp-cbpp-78924423/