Métricas e Requisitos: sempre de mão dadas.

Métricas e Requisitos: sempre de mão dadas.

Mas, afinal, como as métricas de software podem nos ajudar a planejar melhor os projetos de software?

Métricas de software servem para apresentar medidas, preferencialmente quantitativas, que reflitam características específicas de processos e de produtos em construção, podendo ser utilizadas em diferentes dimensões, como esforço, tamanho, complexidade, dentre outras.

Com isso, teremos uma maneira mais precisa para responder as perguntas que aparecem logo nos primeiros passos do desenvolvimento de um projeto:

  • Quando vai ficar pronto?
  • Quanto vai custar?

Para responder essas questões é preciso medir ou estimar o produto. No desenvolvimento de sistemas software são utilizadas diversas métricas que são como tipos de medições aplicadas a um sistema de software, documentação ou processo relacionado. Por intermédio dessas métricas, é possível determinar o esforço ou tempo para realização de uma tarefa ou o tamanho do produto, por exemplo.

Claro que ao longo de um processo de desenvolvimento, novas definições podem aparecer, alterando os requisitos de uma forma geral, e consequentemente, o resultado da aplicação de uma determinada métrica.

A boa notícia é que mesmo com definições de requisitos ainda incipientes, estimativas de esforço podem ser realizadas. Porém, quanto melhor estiverem definidas as necessidades, características e requisitos de software, mais certo será a previsão de quanto tempo vamos levar para desenvolver um produto, e quanto tudo isso vai custar.

Além disso, a coleta adequada de métricas ao longo do desenvolvimento de um projeto propicia a melhora da qualidade do processo e do produto em construção.

Requisitos e Métricas estão muito relacionados.

Falaremos mais sobre isso daqui para a frente.

Até lá.