O que são requisitos? E requisitos de software?
Será que você realmente sabe a resposta?
Requisito é um conceito que tem a sua raiz etimológica no latim requīsitus, palavra esta que, por sua vez, deriva do verbo latino “requirere”, que se pode traduzir como “reclamar” ou “requerer”.
Requisitos é um termo utilizado em todas as áreas, e que de uma forma geral descreve uma necessidade ou desejo, às vezes pessoal, às vezes de uma organização. Tais desejos nem sempre são explícitos, documentados ou até mesmo claro para quem o deseja. É necessário muito diálogo e discussão sobre os Requisitos.
Identificar e definir os requisitos, um papel que na área de informática é exercida pelo Analista de Requisitos (esse papel iremos discutir em outro Post.), requer compreender as necessidades e o querer do negócio.
Esse é o GRANDE DESAFIO!!
Para a Engenharia de Requisitos, área de conhecimento que estuda os processos de Produção e Gerencia dos requisitos, existem vários tipos de requisitos, porém, vou me ater aos 3 tipos que considero os mais importantes para a construção de um software:
a) Requisitos do Negócio,
b) Requisitos do Usuário e
c) Requisitos de Software.
Vamos descrever o conceito de cada um deles:
1-Requisitos do Negócio: descrevem as necessidades do negocio que o software precisa atender, como por exemplo, prazo, custo, regras, alinhamento com os objetivos estratégicos, etc.
2-Requisitos do Usuário: descrevem as necessidades do usuário do ponto de vista das tarefas a serem realizadas no software, definindo os objetivos geral e específicos, bem como as suas funcionalidades (visão macro dos requisitos).
3-Requisitos de Software: são as ações que o software deve executar, possuindo características e condições próprias, de forma a automatizar uma tarefa de um processo de negócio. Aqui definimos os requisitos funcionais e não funcionais, e, conforme o método IRON, Requisitos de Dados e Regras de Execução.
Portanto, Requisitos e Requisitos de Software, apesar de terem o mesmo objetivo, são aplicados de forma diferente, onde o primeiro define as características de negócio e do usuário, e o segundo as ações que o software deve executar para atender ao primeiro.
No próximo Post iremos discutir sobre esses tipos de requisitos de software.
Até lá!!
Eduardo Jose Ribeiro de Castro, MSc é gerente de equipes de construção de software, Coordenador e professor em curso de Graduação e Pós-graduação em Engenheiro de requisitos de Software, presencial e a distância, Instrutor em cursos de Analise e Gerencia de Requisito. Consultor na área de Engenharia de Software e Requisitos na implantação de métodos de análise e desenvolvimento em softwares orientado ao negócio e autor do método IRON – Integração de Requisitos Orientado ao Negócio. Graduação em Ciências Contábeis, especialização em Análise de Sistemas e Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação. Palestrante nas áreas de produção e gerencia de requisitos, método IRON como fator de sucesso em projetos de software e Construção de Software orientado ao Negócio.
linkedin: https://br.linkedin.com/in/eduardo-castro-4b264b6
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2217593248315675
Email: eduardocastro@metodoiron.com.br