Na nossa última postagem falamos sobre o Brainwriting. Pode não ser a bala de prata que vai matar todos os seus vampiros, mas deve ser colocada na sua caixa de competências. Um dia você vai precisar de um recurso diferenciado e será ótimo olhar para o que você domina e encontrar a solução ideal.
Isso já aconteceu comigo: muitos usuários estavam insatisfeitos na empresa do cliente e fui encarregado de substituir o gerente de projeto. Poderia começar com uma reunião ou um brainstorm para levantar a origem das insatisfações e o o que eles efetivamente esperavam do sistema. Não pareceu uma boa solução, pois poderia esquentar ainda mais o clima tenso. Eu poderia entrevistar algumas pessoas, assumindo o risco de elas não expressarem o pensamento da maioria.
Brainwriting é a solução!
Com a técnica posso ter todos opinando livremente e sem a intimidação de lideranças. Posso também criar um sereno momento de reflexão, provocando as pessoas a gerarem ideias inovadoras. E como aplicar na prática? Recorri ao método 6-3-5.
6 pessoas, apresentando 3 ideias em 5 minutos
O conjunto de usuários foi reunido em grupo de 6 pessoas. Em seguida foram chamados para apresentar, por escrito, os três principais problemas até o momento em 5 minutos. Terminado o tempo, a folha de observações é passada para a pessoa ao lado. O que acontecerá: a pessoa poderá concordar, complementar, discordar ou aprofundar a ideia anterior. Isso representa um debate não oralizado e que vai sendo documento pelo próprio autor da crítica.
Um modelo da folha utilizada pode ser vista abaixo.
Terminada a coleta de ideias sobre uma questão pode ser apresentada outra. Se for julgado adequado, os grupos podem receber perguntas diferentes. Pronto! Colecionei uma boa quantidade de ideias em uma tempo relativamente curto e com a participação ativa de todos.
O vídeo abaixo, disponível no YouTube apresenta slides sobre o método, bem como uma rápida análise de suas características. Vale a pena ver:
No final, a conclusão é a mesma: aumente as suas competências para ter a alternativa de solução mais apropriada.
Até a próxima postagem!
Roberto Paldês é pesquisador em Engenharia de Requisitos e professor universitário. Tem graduação e pós-graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Cursou o Mestrado em Educação e o MBA em Gestão Pública. Leciona na Graduação no Cursos de Administração e no Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do UniCEUB. Na mesma instituição é professor e coordenador dos Cursos de Pós-Graduação presenciais: MBA em Gestão Empreendedora em Projetos, MBA em Logística, MBA em Gestão Pública. Endereço Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0464191770045460 . Endereço no Linkedin https://www.linkedin.com/in/roberto-paldês-54a625a4