Quais os benefícios para um Analista de Requisitos em buscar uma Certificação CPRE-FL?

A foto que ilustra esse blog foi tirada no dia 20 de agosto último, no auditório do UniCEUB – Centro Universitário de Brasília, parceiro da ABRAMTI – Associação Brasileira de Melhoria em TI, responsável pela aplicação das provas de Certificação CPRE-FL (Certified Professional in Requirements Engineering – Foundation Level) no Brasil (www.abramti.org.br). Eram mais de 100 candidatos para as provas de requisitos do IREB (International Requirements Engineering Board) e de teste do ISTQB (International Software Testing Qualifications Board). Isto se repete por todo o Brasil, em 4 datas específicas, todos os anos.

Talvez a própria imagem esclareça a questão da demanda: se não fosse importante, ninguém correria atrás de buscar essa certificação.

Naturalmente, o mercado é que acaba por impor essas necessidades. Ela garante ao profissional certificado, o reconhecimento de capacitação no segmento da Engenharia de Requisitos. E não é só chegar e fazer a prova. Exige preparação e estudo para garantir a aprovação.

Por outro lado, há críticas quanto a este modelo de titulação. Proliferam certificações acadêmicas (MBA’s, Pós graduações Lato e Stricto Sensu), da indústria (atestadas por inúmeros fabricantes e relacionadas a seus produtos específicos), bem como as de determinados segmentos, mantidas por institutos ou órgãos em algum “corpo de conhecimentos”, como nas áreas de gerenciamento de projetos, metodologias de desenvolvimento, testes e requisitos, que é o que nos interessa, muitas vezes restrito, específico e que não pode ser adotado como a mais absoluta verdade.

Um grande “mercado de certificações e cursos de capacitação e treinamento” dirão os mais afoitos. Mas, não é bem assim…

Falando especificamente de requisitos, e mais ainda, da certificação CPRE-FL do IREB, posso afirmar que o que é cobrado nesses exames é um conhecimento muito bem estruturado e fundamentado sobre a Engenharia de Requisitos.

Qualquer Analista de Requisitos que deseje atuar com competência nessa área deveria conhecer essa base de conhecimento, e se possível, obter esse atestado de capacitação.

Sabemos que no mercado de TI, tudo muda e não se pode garantir que no futuro essa exigência ou demanda por essa certificação continuará existindo. Mas se isso acontecer, outras certamente virão. Em qualquer profissão, estudar é para sempre.

Além disso, também sabemos que as práticas de mercado podem exigir novas abordagens e novos modelos de se trabalhar com requisitos, e, portanto, “porque vou me preocupar com toda essa teoria, se não vou utilizar nada disso?”.

Mas esse é o maior erro que se pode cometer. Para se aventurar em novas técnicas de requisitos, ter um conhecimento embasado em fundamentos bem estruturados e definidos é condição básica para que esse “novo” possa ser colocado em prática.

Ao se preparar para uma certificação CPRE-FL, compreende-se melhor esse universo da Engenharia de Requisitos, criando raízes firmes a respeito dos conceitos envolvidos, ao mesmo tempo em que abre-se a possibilidade de se descobrir novas visões e propor novas abordagens para o desempenho profissional.

Pense nisso.

Até breve.