O Analista de Requisitos é um gerenciador de informações

O Analista de Requisitos é um gerenciador de informações

Temos falado muito sobre o papel do Analista de Requisitos. E uma das funções mais importantes deste profissional é o de organizar todo o “calhamaço” de informações acumuladas nas reuniões de levantamento ou entrevistas junto aos clientes e usuários.

Já sabemos que o Cliente “sabe” realmente o que quer, mas, na maioria das vezes, essa informação não é transmitida de forma organizada ou estruturada. É comum ele falar de seus problemas, misturar com funcionalidades desejadas, normas que precisam ser atendidas, restrições, recursos importantes, etc, etc, etc. E nada disso pode ser perdido!

Cabe ao Analista de Requisitos identificar cada item que lhe foi repassado.

E usando o conceito da Pirâmide de Requisitos (veja  Você sabe o que faz um Analista de Requisitos?), atuar como um “arquivista”, um “gerenciador” das informações repassadas pelo Cliente, separando-as em

  • NECESSIDADES (ou o problema que precisa ser resolvido),
  • CARACTERÍSTICAS (premissas, comportamento que a solução precisa atender) e
  • REQUISITOS DE SOFTWARE (funções e recursos desta solução) propriamente ditos, que o produto final deve ter. 

A compreensão dessa classificação é fundamental para a produção e gerenciamento dos requisitos.

Até a próxima.