Transparência, Confiança, Consciência como Requisitos de Qualidade básicos

Transparência, Confiança, Consciência como Requisitos de  Qualidade básicos

Em sessão presidida pelo Prof. Jaelson Castro (UFPE), foi realizada em 14/08/2019 uma palestra no 22º Workshop em Engenharia de Requisitospelo Prof Júlio César Leite (PUC-RJ)  com o título “Transparência, Confiança, Consciência: qualidades básicas na construção de requisitos de software”.

Destacando características básicas que devem estar presentes nos Requisitos Não Funcionais  (RNF) ou Requisitos de Qualidade, o Prof  Júlio César Leite evidenciou  que os Requisitos sempre existem, são construídoss e podem ser inventados. A Engenharia de Requisitos,  requer uma atenção constante, pois não é uma fase do ciclo de desenvolvimento do software. Ela é perene e vai de encontro à ideia de que reune apenas “pilotos de editores de texto”.

O palestrante destacou que os requisitos de um software não são apenas funcionais, capturando o que o software deve fazer. Os requisitos funcionais acabem consuminto a prioridade em muitos projetos. Na maioria dos casos, existe pouca documentação sobre as expectativas de qualidade. Qualidade, entretanto, deveria estar em primeiro lugar.

A Engenharia de Software elabora documentação o dia inteiro, pois todos os profissionais da área controem documentos. Os programas de computador,  por exemplo, são são documentos interpretados pelo computador.

É preciso destacar a diferença entre a qualidade dos artefatos da Engenharia de Requisitos e a qualidade dos produtos. Transparência, Confiança e Consciência são aspectos centrais de qualidade do produto onde os RNF podem ajudar significativamente. Senão, vejamos:

  • Acessibilidade, usabilidade, entendimento, auditabilidade ajudam a Transparência;
  • Contextualidade, temporariedade, sociabilidade e compartamnte ajudam a Consciência;
  • Historicidade, capacidade (identidade e contextualidade), solidez e reputação ajudan a Confiança.

Maria Lencarte (UPE). João Pimentel (UFRPE), Fernanda Alencar (UFPE), Jaelson Castro (UFPE), Graciela Hadad (Univ. Nacional del Oeste) e outros pesquisadores de ponta prestigiando o keynote Júlio Leite.

Concluindo, o keynote sintetizou os princiapais desafios sobre o tema que se apresentam:

  • Construção de catálogos para o reuso de RNF;
  • Padrões para reuso;
  • Incorporar domínios em tópicos;
  • Elicitar operacionalizações com foco em impactos;
  • Mapear impactos em catálogos;
  • Estudar processos colaborativos.

Roberto Paldês (REde/UniCEUB/UnB), Vera Werneck (UERJ), Márcia Lucena (UFRN) e Fernando Guimarães (REde/UniCEUB, UnB).

 

Júlio César Sampaio Leite: premiado em 2017 pelo IEEE Computer Society (Requirements Engineering) “Lifetime Service Award”. Publicou mais de 40 artigos em periódicos  científicos, 180 artigos completos em Conferências e 13 capítulos de livros, além do “Livro Vivo: Engenharia de Requisitos”.  Tem 6778 citações no Google Acadêmico, o maior índice  brasileiro na Engenharia de Requisitos.