Ciência: pesquisar é indispensável !

Ciência: pesquisar é indispensável !

A Ciência evolui a partir da pesquisa. Quem não pesquisa, só reproduz conhecimento.

“Aprendi assim e ensino assim” …

diriam aqueles que não entenderam a importância da investigação acadêmica. 

Com a pesquisa científica continuada é possível não só consolidar o conhecimento atual, como também avançar no seu entendimento.

O trabalho de investigação exige uma leitura crítica e a interpretação de novos dados.

Depois disso, é preciso apresentar as novas ideias aos pares para um debate mais aprofundado e com a consequente validação. Assim avança a ciência, via de regra de forma evolutiva, cada um colocando sua pequena contribuição no “muro do conhecimento”. Acreditamos muito em uma “revolução”, em descobertas geniais, a partir do nada… na verdade, na grande maioria dos casos percebe-se uma evolução gradual do conhecimento humano.

Artigo aceito para apresentação nas Jornadas Argentinas de Informática (JAIIO) – 2017

Outra contribuição importante da pesquisa para a Ciência está na contextualização. Se a nossa comunidade não for servida de bons pesquisadores, seremos dependente de informações produzidas em outros países. Isso é crítico na Sociedade da Informação ou a Sociedade do Conhecimento. É preciso não só produzir conhecimentos de ponta como também contextualizar, trazer para a nossa realidade, as informações consolidadas que foram produzidas em outras realidades.

Cabe aqui destacar as características básicas do que é científico de outras formas (válidas) de conhecimento:

Quer saber mais?

Assista o vídeo do canal Engenharia de Requisitos com mais informações sobre a metodologia científica. Se você deseja iniciar nessa área, encontrará informações importantes na aula sobre esse processo.