Identificar as necessidades do cliente é fácil!

Identificar as necessidades do cliente é fácil!

Na Faculdade que fui convidado a lecionar, eram oferecidas três cadeiras de Engenharia de Software. Lembro de meu primeiro dia de aula como Professor de Engenharia de Software I.

“O que? Durante o semestre inteiro vou ensinar só Requisitos?
Em um mês já terei esgotado o assunto!”

Ao final do semestre, eu não tinha trabalhado nem a metade do conteúdo necessário para entender minimamente sobre o tema. E pude ir desmontando, em mim mesmo, uma série de preconceitos.

O primeiro deles é que Engenharia de Requisitos é muito simples, basta perguntar o que o cliente quer. Com a prática, vai se verificando que não é tão simples e que não somos especializados em entender o que o cliente realmente deseja. Então começamos a formar algumas verdades salvadoras:

O cliente não sabe o que quer…

Essa queixa carregamos como um grande limitador do nosso trabalho. Na intimidade dos nossos técnicos temos até um apelido para o usuário do nosso sistema: CARACOL.

Caracol? Sim. Lento, enrolado e nojento…

E, nas nossas risadas ingênuas, esquecemos que a lista de queixas dos usuários não são menores:

  • Você não entende do meu negócio
  • Você não faz ideia do que estou falando
  • Eu não entendo o que você fala
  • A sua linguagem é puramente técnica

Então, começamos a entender que a formação específica em Requisitos é tão importante quanto em outras áreas: redes de computadores, banco de dados, métricas e estimativas…

E para melhor resolver essas dificuldade, começamos a listar porque não seria tão simples trabalhar com requisitos. As respostas mais importantes que podem ser encontradas são:

  1. Algumas necessidades são óbvias, o cliente acha desnecessário verbalizar.
  2. Algumas necessidades não são facilmente verbalizadas, o cliente desconhece as opções de solução (embora conheça o seu problema!).
  3. Tudo muda o tempo todo. O mundo está em constante transformação e as necessidades do cliente também. Seria ótimo se eu pudesse dizer a ele para “congelar” suas necessidades enquanto eu trabalho na solução.

Bem, é possível começar a entender onde devemos atuar, pois já estamos entendendo os desafios que nos cercam. Um caminho importante é compartilhar boas práticas. Não é o que estamos fazendo?

Veja mais sobre o assunto no canal Engenharia de Requisitos no Youtube: