Identificar requisitos para a melhor experiência possível dos usuários

Experiência do usuário. Experiência de quem usa. Segundo Fabrício Teixeira, UX Designer (https://brasil.uxdesign.cc/), quando você usa algum objeto, você tem uma experiência. “Se você já passou nervoso na frente do caixa eletrônico porque ele não entregou o dinheiro que você estava esperando e não deu nenhuma explicação sensata sobre o motivo da recusa, você possivelmente teve uma péssima experiência enquanto usuário do caixa eletrônico”.

Em seu livro, Introdução e Boas Práticas em UX Design, Fabrício acrescenta que essa experiência do usuário existe desde que o mundo é mundo. E, normalmente, a experiência é positiva, desde que você consiga realizar a tarefa sem demora, frustração ou problemas no meio do caminho.

Práticas modernas vêm transformando a forma de trabalhar em desenvolvimento de software. Métodos Ágeis para a gestão de projetos, técnicas de modelagem de problemas utilizando Design Thinking e levantamento de requisitos, prototipagem rápida com mínimos produtos viáveis. Isso exige dos profissionais de requisitos flexibilidade e visão multifuncional.

Neste sentido, a UX demonstra a importância de modelar o comportamento de usuários para mapear suas reais necessidades e anseios. Tem tudo a ver com Interação Homem-Computador, Usabilidade, Requisitos não funcionais.

Mas como implementar técnicas e métodos que mapeiem a experiência do usuário, fornecendo subsídios para que os produtos de software sejam mais fáceis de usar, intuitivos, traduzindo a sua utilização em uma experiência positiva para o usuário?  Como descobrir os seus problemas e necessidades para desenvolver a melhor experiência para estes usuários?

Precisamos conversar muito mais sobre tudo isso nas próximas oportunidades. São conceitos importantes que podem ser muito eficientes para a Análise de Requisitos.

Vamos em frente.